23h00
obra: THE GRANDMOTHER de David Lynch (1970)
artista: Holofonica
duração: 40′

HOLOFONICA sonoriza THE GRANDMOTHER de David Lynch (1970).
Um filme experimental do início da carreira do diretor David Lynch, The Grandmother (EUA, 34 min, 1970) antecipa o seu posterior Eraserhead sob a ótica da vida familiar como um pesadelo surrealista.
O filme começa com a aparição da mãe e do pai, que brotam da terra como plantas. Logo, nasce de um outro broto um garoto pálido, silencioso, vestindo um smoking.
A cena muda para a casa da família, onde os pais rudemente intimidam e abusam do menino, punindo-o cruelmente por sua enurese noturna. Eventualmente, o menino foge para um quarto no andar de cima onde despeja terra em uma cama e planta uma semente grande. Desta semente cresce uma árvore monstruosa, que dá à luz a uma mulher mais velha, a avó. Ela e o menino criam um vínculo amoroso, protegendo-o da dureza de seus pais. No entanto, quando a avó fica doente, o mundo do garoto entra em colapso.
A trilha sonora é executada ao vivo por HOLOFONICA, projeto de música criativa de Leandro Archela, onde a proposição antirracional de paisagens sonoras se desenvolve através da livre manipulação e experimentação de instrumentos musicais e efeitos eletrônicos.

foto: Astronauta Mecanico (CINE SOLÁRIO VIVO)

AVAV 42 /SPNARUA2017 28 e 29/10/2017 Viaduto do Chá São Paulo-SP