01h00
obra: À Margem da Cidade, o Rio – Versão Live Cinema
artista: Media Sana
duração: 60′

 

Documentário dirigido pelo artista multimídia Gabriel Furtado que aborda as relações entre o cidadão recifense e o rio Capibaribe. O filme se debruça sobre a situação deste rio urbano tão presente no imaginário pernambucano, visto a sua presença em obras artísticas como poemas, filmes, músicas e espetáculos de dança, mas tão pouco vivenciado pelo cidadão.

A exibição ao vivo é composta por três movimentos, subintitulados de “das margens”, “transborde” e “humanidades”, em que explora uma imaginária subjetividade do ente/personagem “o Rio”, marginalizado na cidade. A obra se estrutura conceitualmente na tensão existente entre indivíduo x coletivo, humano x natureza, público x privado, e  espaço psíquico x espaço urbano. A perspectiva a partir da subjetividade proposta viabiliza um ponto de vista outro, que transita livremente entre a imersividade e o distanciamento.

Este trabalho marca a retomada do coletivo Media Sana que pela primeira vez desenvolve um trabalho com imagens exclusivamente captadas para o projeto.


 

AVAV [ 42 ] /SPNARUA2017 28 — 29/10/2017 Viaduto do Chá São Paulo-SP