03h30
obra: Faunales
artistas: CLÁSSICOS DE CALÇADA + CYRO MORAIS
duração: 120′

O Duo Clássicos de Calçada, em atividade desde 2013, se inspira na exploração da poética do erro fundamentada nas deabulações surrealistas. Desta maneira, os artistas interagem com o lugar para obter uma aproximação afetiva com o espaço circundante onde ocorre a ação. A integração da imagem e do som é construída em conjunção com a experiência da rua e durante a realização da própria atuação, unindo os momentos e os espaços em um acontecimento único. As performances são desenvolvidas de maneira independentes.

FAUNALES é uma experiência em desenvolvimento que incorpora duas linguagens específicas da cultura Eletrônica: primeiro o Live Cinema, baseada na narrativa audiovisual estabelecida entre os artistas e os meios telemáticos a partir da manipulação e processamento de dados de síntesis sonora e criação visual. Segundo, com Live Electronics AV que representa a necessidade dos artistas em expandirem os live sets em uma experiência mais intensa e soturna.

Nesse trabalho forma parte o ator e bailarino Cyro Morais, indicando uma nova exploração estética-processual de Clássicos de Calçada. Em FAUNALES a experimentação é voltada ao inesperado, buscando referências do espaço e do corpo de onde habita a ação. A ideia desenvolvida pelo trio aborda o lugar baseando-se na técnica de dança Contato Improvisação, expandindo as possibilidades sensoriais geradas na proposta audiovisual em tempo real. Com o uso de microfones e câmeras em conexão remota, o bailarino envia informações em tempo real que interferem nas estruturas sonoras e visuais da ação.

Nos trabalhos anteriormente desenvolvidos pelo dúo, o live cinema representava a vocação experimental dos artistas enquanto a cultura club influenciava uma produção audiovisual onde a arte e a festa confluiam. Na obra em construção FAUNALES, os artistas incorporam outra metodolodia com a ação do corpo no espaço. O processo criativo será construído sob a influência e em conexão com o espaço, num caminho traçado pela manipulação dos elementos sonoros, visuais e corporais em tempo real.

AVAV [ 40 ] /SP NA RUA 10/9/2016 Viaduto do Chá São Paulo-SP