Carregando Eventos

Processing é uma linguagem de programação e ambiente de desenvolvimento e comunidade online que desde 2001 vem difundindo o uso da programação nas artes visuais. É usado por estudantes, artistas, designers e pesquisadores para aprendizado, protótipos e produção profissional nas áreas de computação gráfica, animação, interatividade e audiovisual.

Foi criado para ensinar os fundamentos de programação no contexto de arte e tecnologia, inicialmente servindo como caderno de rascunhos. Rapidamente passou a ser utilizado como ferramenta profissional de produção. Atualmente existem inúmeros projetos de arte e tecnologia que se utilizam desta poderosa ferramenta.

Através do uso do Processing os participantes vão aprender na prática conceitos de matemática, física, programação visual, lógica de programação, arte, programação de games, interatividade, animação e computação gráfica. Despertar o interesse e ampliar o conhecimento dos participantes na área de programação de softwares também é um objetivo desta oficina.

Estudantes em centenas de escolas ao redor do globo usam Processing em aulas desde o ensino médio de matemática, até cursos de programação de graduação e pós-graduação além de estúdios de artes visuais. Com ele é possível aprender os fundamentos de programação de softwares, matemática, interatividade, animação, games e outros.

Milhares de artistas, designers, arquitetos, produtores e pesquisadores usam Processing para criar uma gama extremamente diversificada de projetos. Dentre eles destacam-se marcas como Nike, HP e MTV, além de artistas como REM e Radiohead, que já utilizaram o Processing em seus projetos.

Carga Horária: 18 horas / 6 dias de 3 horas – duas vezes por semana

Conteúdos:
– Fundamentos da Linguagem e do Software, Sistemas de Coordenadas, Formas Primitivas e Cores.

– Hello Mouse, Hello Teclado e Variáveis. Movimento.

– Variável random, Condicionais: if else. Detecção de bordas. Botões, Rovers
– Iteração, Loops: while e for. Multiplicando formas e mapeando a tela. Geradores de arte abstrata.

– Funções e objetos. Movimento circular. Seno e cosceno.

– Arrays, Arrays de objetos. Algoritimos e Jogos.
– Debugando, Bibliotecas e Processamento de Imagens
– Utilizando texto e som

Público alvo: Adolescentes, adultos e interessados em geral.

Metodologia: aulas com uso de projetor, vídeos e da ferramenta online sketchpad para criação colaborativa online ( www.oficinaprocessing.sketchpad.cc ).

Sobre o professor

Caleb Mascarenhas Luporini tem uma formação multidisciplinar nas áreas de Ciências Sociais, Educação, Arte e Tecnologia. Graduado em Ciências Sociais pela Unesp de Araraquara em 2002. Atualmente desenvolve projetos de educação não formal em arte e tecnologia.
Ministra a Oficina de “Programação Criativa com Processing” (oficinaprocessing.com) e a Oficina de “Música Digital” (oficinamusicadigital.com) em diversas instituições culturais, entre elas as unidades da rede Sesc (São Carlos, Ribeirão Preto, Bauru, Pinheiros, Belenzinho, Santo André, Osasco, e outros / 2006-2014), Oficina Cultural Oswald de Andrade (2008), e Museu da Imagem e do Som (2011 e 2012).
Já se apresentou por diversos estados no Brasil, além da Europa e América do Sul. Como instrumentista acompanhou diversos grupos e artistas em turnês e shows.
Apresentou performances em festivais e mostras de arte contemporânea dentre elas, “Corpos Pintados” (Oca, São Paulo – SP, 2005), Mostra Verbo (Galeria Vermelho, São Paulo – SP, 2005) , FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (São Paulo – SP, 2004 e 2005), Mostra Live Cinema (Rio de Janeiro – RJ, 2010), Mostra Sesc de Artes (Sesc Pompeia, 2010), Festival de ContraCinema Sanfrik (Santiago – Chile, 2011), Festival Multiplicidades (Rio de Janeiro – RJ, 2011), Kino Beat (Porto Alegre – RS, 2012), Instante Arte (Sesc Campinas, 2011 e Sesc Santo André, 2012). Possui formação extracurricular em tecnologia, com cursos de programação com a linguagem Java e desenvolvimento web.
Atua como educador, artista, desenvolvedor web e pesquisador de novas tecnologias para audiovisual.

calebav.com


datas

terças e quartas
15/09
16/09
22/09
23/09
29/09
30/09

das 19h às 22h

investimento: R$ 50,00

Serão emitidos certificados de conclusão do curso.

Projeto apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural 2015

inscrições, reserva de vagas e mais informações: educativo@epicentrocultural.com

Ficha de Inscrição:

Nome do Curso:
Nome Completo:
CPF:
Telefone:
Forma de Pagamento: Dinheiro ( ) Cartão ( )

OBS: O valor referente ao pagamento do Curso deverá ser acertado no primeiro dia de aula, na administração do Epicentro Cultural, para efetivação da matrícula. Para isso, pedimos que os alunos cheguem com alguns minutos de antecedência no primeiro dia de aula.

  • Este evento já passou.

15/09/2015 @ 19:00 - 30/09/2015 @ 19:00

PROCESSING
Caleb Luporini

15, 16, 22, 23, 29 e 30 de setembro de 2015
das 19h às 22h
carga horária: 18h
valor total do curso: R$ 50, 00

fornecemos certificado de conclusão de curso.
educativo@epicentrocultural.com