Carregando Eventos

Curso: Técnicas de Reprodutibilidade na era da Reprodutibilidade Técnica
Vagas: 15
início: 7 de maio de 2012
término: 1 de junho
horário: das 14 às 17, de segunda a sexta-feira
Carga Horária Semanal: 15 horas semanais – 3 horas diárias
Carga Horária Total: 60 horas Início: 7 de maio de 2012
Preço: R$ 50/semana

Ministrado por Cassiano Reis, Astronauta Mecanico e Mariana Coggiola
INSCRIÇÕES ABERTAS pelo telefone 11 39 38 60 96 ou contato@epicentrocultural.com
solicite sua ficha de inscrição!

Para a edição 2012 do SP Estampa, o Epicentro Cultural oferecerá o curso Técnicas de Reprodutibilidade na era da Reprodutibilidade Técnica. A atividade tem em vista lançar um olhar fresco sobre as técnicas de reprodutibilidade disponíveis na atualidade, através da prática da monotipia, do stencil e da serigrafia. O Curso se dará em quatro módulos independentes, de forma que o aluno interessado terá tanto a possibilidade de cursar apenas a semana de seu interesse quanto as quatro semanas de atividades propostas. Também trataremos, nesta atividade, da utilização e re-significação da matriz na execução de trabalhos reprodutível e de suas possíveis inserções urbanas, com suporte em debates e investigações conceituais em aula.
Existirá no curso a introdução da produção material dos alunos no suporte digital. Através de uma instalação multimídia, os trabalhos produzidos serão projetados no espaço expositivo do Epicentro Cultural, apresentando aos alunos o conceito de reprodução imaterial dos trabalhos materiais. Propomos um espaço onde o aluno poderá repensar a função da matriz na atualidade e explorar composições no espaço com base na projeção das imagens desenvolvidas no curso.

Como complemento às atividades propostas, o Epicentro Cultural promoverá, concomitantemente às ações do SP ESTAMPA, uma série de encontros com artistas na Galeria AVA. Os encontros tem como propósito a apresentação do trabalho dos artistas e discussão sobre o suporte múltiplo e a matriz na produção artística.
Os artistas participantes serão:

Cássio Vasconcellos: 15/05
Mônica Nador:16/05
Mônica Shoenacker: 22/05
Cláudio Mubarac: 24/05

Ementa do Curso:
 Introdução ao estudo das Técnicas de Reprodutibilidade como forma de expressão, linguagem e comunicação, visando explorar as potencialidades dos referidos meios através de experiências artísticas. Estudos fundamentais sobre os meios de produção e reprodução da monotipia, stencil e serigrafia, da apresentação da imagem e sua inserção no espaço urbano e das mídias de veiculação existentes.

Objetivos:

 Apresentação das Técnicas de Reprodutibilidade como suporte artístico.

 Despertar o interesse do aluno e prepará-lo para fazer uso efetivo das Técnicas de Reprodutibilidade no seu ambiente de estudo e em sua produção artística.

 Explorar o potencial experimental da monotipia, stencil e serigrafia para criação de repertório artístico.

 Propor a associação entre as Técnicas de Reprodutibilidade e outras linguagens artísticas.

 Estimular o desenvolvimento de imaginários e discursos próprios.

 Subsidiar reflexões acerca da participação da criação/objeto reprodutível no universo artístico/cultural.

 

Conteúdo Programático:
 Introdução aos conceitos das Técnicas de Reprodutibilidade – monotipia, stencil e serigrafia- com foco nas apropriações dos meios e suas manipulações simbólicas. Resgate histórico de distintas manifestações artísticas enfatizando as relações entre os meios utilizados e os contextos urbanos. Reflexão sobre arte e inserção urbana, características, possibilidades, contextualização do termo. Abordagem histórica da presença da reprodutibilidade na arte. Leitura de imagens artísticas. Atividades práticas. Exploração dos potenciais das ferramentas de reprodução gráfica enquanto linguagem através de desenhos, composições visuais, imagens e suporte multimídia.

Metodologia: 
Aulas expositivas, atividades teóricas e práticas, individuais e em grupo, desenvolvimento de exercícios para identificação dos conceitos e contextos presentes na produção pessoal.

Recursos Didáticos:

 Projetor Audiovisual

 Câmera

 Computador

 Tripé e suporte para gravura

 Equipamento de serigrafia (processos a base d’água)

 Espaço de Atelier

 Espaço Expositivo

| Cronograma Semanal de Aulas >

1ª semana: Subsídios teóricos e aula prática – Apresentação das metas a partir das propostas e das Técnicas de Reprodutibilidade. Reflexão sobre o termo Reprodutibilidade e sua abrangência. Introdução a factura da monotipia e produção autônoma dos alunos.

2ª semana: Subsídios teóricos e aula prática – Introdução a factura do Stencil e análise da produção dos alunos. Reflexão sobre os meios, apropriações e conceito de matriz.

3ª semana: Subsídios teóricos e aula prática – Introdução a Serigrafia e Reflexão sobre arte e inserção urbana. Abordagem histórica – Trajetória das apropriações urbanas na arte. Apresentação do equipamento de serigrafia e suas possibilidades.

4ª semana: Discussão, debate e aplicação da produção dos alunos no espaço urbano. Reprodução digital do trabalho material através do suporte multimídia, através da Instalação da produção dos alunos no espaço expositivo do Epicentro Cultural.

  • Este evento já passou.

7/05/2012 @ 14:00 - 1/06/2012 @ 17:00