Carregando Eventos

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

O curso propõe uma abordagem do projeto cultural a partir de sua produção textual. Serão abordadas estratégias de formatação de um projeto cultural ideal. Faremos uma análise discursiva e linguística de diversos projetos e das leis de incentivo, observando como estes enunciados operam na esfera político cultural no Brasil e realizando um estudo como estas leis normatizam os projetos culturais em questão. A partir disso aplicaremos uma metodologia de produção e formatação de projetos, ampliando o conhecimento dos alunos em relação aos textos (discurso, recursos coesivos e estratégias de linguagem) e ferramentas de formatação de projetos.

PROGRAMA:

Aula 1:
– Breve panorama sobre as políticas culturais no Brasil contemporâneo.
– A Lei Rouanet e os editais federais
– O Proac ICMS e os editais Proac.

Aula 2:
– A estrutura do projeto cultural e o diálogo com formulários e manuais de leis de incentivo e editais.
– Planejamento de projeto artístico e o marketing cultural nos projetos.
– A estrutura dos projetos culturais.

Aula 3
– Especificidades da escrita dos textos dos projetos culturais: objetivos, justificativa e cronograma.
– A linguística do projeto cultural: aspectos discursivos, morfológicos, semânticos e sintáticos.

Aula 4
– O orçamento do projeto cultural
– Outros documentos: Ficha técnica, currículos, cartas de anuência, plano de distribuição, plano de divulgação.

Metodologia:
Além das aulas expositivas a docente incentivará aos alunos a escrita de um projeto cultural (não obrigatório) durante o curso.

Docente:
Inti Queiroz é linguista, filóloga, produtora cultural, pesquisadora de cultura. Doutoranda e mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela FFLCH / Universidade de São Paulo – USP com pesquisa na área de análise do discurso sociodialógico e filosofia da cultura. Atualmente desenvolve a pesquisa de doutorado em que analisa as políticas culturais por meio de uma olhar macro, observando o Sistema e os Planos de Cultura a partir de um enfoque sociodialógico, da filosofia da linguagem e também antropológico. No início de 2014 finalizou a dissertação de mestrado intitulada “Projeto cultural as especificidades de um novo gênero do discurso” em que trabalhou a fundo a questão das leis de incentivo a cultura e a construção das politicas culturais a partir da ampliação do uso dos projetos culturais no país nos ultimos 30 anos. Bacharel e licenciada em Letras nas habilitações de Linguística e Português pela Universidade de São Paulo. Graduação interrompida no curso de História também pela USP. Possui DRT como Diretora de produção de espetáculos desde 2005. Atua há 14 anos nas áreas de: produção, gestão, pesquisa e consultoria de projetos culturais com leis de incentivo a cultura de diversos tamanhos nas áreas de teatro, audiovisual, artes visuais patrimônio histórico e música. Desde 2007 produz o Festival PIB – Produto Instrumental Bruto. Atualmente trabalha junto à produção executiva dos projetos culturais da Casa das Caldeiras. A docente ministra cursos sobre produção cultural desde 2004.

Datas: 14/9, 21/09, 28/09, 05/10 [ segundas-feiras ]
Horário: 19h30 as 22h30 [ com intervalo ]
Carga horária: 4 aulas – total de 12 horas

investimento: R$ 50,00

Serão emitidos certificados de conclusão do curso.

Projeto apoiado pelo Governo do Estado de São Paulo / Secretaria de Estado da Cultura – Programa de Ação Cultural 2015

  • Este evento já passou.

14/09/2015 @ 19:30 - 5/10/2015 @ 19:30

A ESCRITA DO PROJETO CULTURAL
Inti Queiroz

14, 21, 28 de setembro e 05 outubro de 2015
das 19h30 às 22h30
carga horária: 12h
valor total do curso: R$ 50, 00

fornecemos certificado de conclusão de curso.
educativo@epicentrocultural.com